Ferramentas de SEO – Yoast vs SEO Certo: um estudo comparativo

Ferramentas de SEO – Yoast vs SEO Certo: um estudo comparativo

Estar em dia com as novidades que envolvem SEO pode ser algo complexo. A todo momento surgem novas estratégias que podem ser aplicadas, além de mudanças nos algorítimos de busca. Para muitos empresários e donos de sites esse cenário pode ser um pouco assustador e opressivo. Ainda bem que você pode contar com ferramentas de SEO para ajudá-lo na tarefa de atrair e engajar tráfego para o seu site. Essas soluções de SEO poupam o seu tempo e energia através de automatizações de processos e do direcionamento de ações de melhoria. Neste artigo, vamos mostrar duas ferramentas que consideramos especiais e complementares: SEO Certo e Yoast.

Por que usamos ferramentas de SEO?

Existem algumas confusões sobre a real função das soluções de SEO, vamos iniciar explicando: uma ferramenta não é algo que irá resolver automaticamente o SEO do seu site. Não existe uma alternativa mágica que conserta “por decreto” os problemas de SEO, sejam eles relacionados a questões técnicas ou de conteúdo. Soluções, como o plugin para WordPress SEO by Yoast ou a ferramenta de diagnóstico SEO Certo, traduzem necessidades de SEO e oferecem uma maneira intuitiva para que você mesmo possa intervir no seu site, reparar e evitar possíveis problemas. Esses recursos ajudam tanto você a otimizar o conteúdo quanto a parte técnica do seu site, grande parte das vezes sem a necessidade de saber programação.

Yoast SEO

Já o Yoast é o plugin mais completo de SEO para WordPress. Entre diversas outras funções, ele oferece opções úteis para lidar com títulos de páginas, descrições e URLs. Yoast apresenta a maioria das suas funções junto ao painel de edição do WordPress, desde um editor de snippet a uma funcionalidade de análise da página em tempo real, que ajuda a otimizar o conteúdo enquanto escreve. Além disso, o plugin suporta e otimiza uma série de aspectos técnicos, como sitemaps,  RSS, arquivos .htaccess e robots.txt e outros.

Principais características/ funcionalidades

WordPress SEO by Yoast SEO Certo
Quem pode utilizar? Apenas sites em WordPress. Qualquer tipo de site.
Propósito principal Utilizar enquanto cria o conteúdo, diretamente no editor WordPress. Analisar e melhorar o conteúdo já publicado.
Praticidades Mostra o snipp de indexação em tempo real, onde fica visível a estrutura de URL, título e descrição que serão indexados para cada post. Oferece passo a passo amigável para otimizações e checklists de tarefas.
Destaques Contém funcionalidades que beneficiam a acessibilidade do conteúdo, como o redirecionamento 301 automático de páginas e posts, breadcrumb (navegação estrutural) e redirecionamento de imagens para o artigo ao qual estão anexas. Foca principalmente na qualidade do tráfego, criando uma melhora de ranqueamento sustentável junto aos principais buscadores. Para isso, entre outras sugestões, indica ações de inbound links.
Mensuração Não possui integração com analytics. Possui um dashboard simples de analytics que ajuda você a acompanhar visualmente as melhorias enquanto as coloca em prática.
Mercado Não possui acompanhamento da concorrência. O usuário pode listar concorrentes e obter detalhes sobre como eles estão se posicionando em termos de SEO.
Social Ajuda você a personalizar cada post para diferentes redes como Facebook, Twitter e Pinterest. Informa a popularidade do seu site nas principais redes sociais (Facebook, LinkedIn e Google+) e sugere ações de melhoria.

Ambas as ferramentas de SEO  possuem muito mais funcionalidades do que as citadas nesta tabela. Porém, escolhemos algumas características principais para demonstrar que ambas possuem muito valor individualmente, tendo seu potencial ampliado ao serem utilizadas em conjunto.

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